Por multidados.com – Aveiro, 29 de março de 2022

Entre os dias 28 e 29 de Março de 2022, a multidados.com- the research agency desenvolveu um estudo “flash” que permitiu avaliar a confiança dos portugueses na passagem de Portugal à fase final do Campeonato de Mundo de Futebol, a realizar no Qatar.

90% dos portugueses confiam mesmo que o resultado será fechado no tempo regulamentar com a vitória para Portugal (90,0%)


90,0% dos inquiridos acredita que Portugal vence a Macedónia do Norte no tempo regulamentar, existe ainda 5,7% a confiar na vitória de Portugal mas apenas no final do prolongamento. 4,3% dos portugueses admitem ainda que a Macedónia do Norte poderá surpreender novamente o mundo do futebol com uma vitória e derrotar a equipa candidata à vitória.

Nenhum dos participantes acha que o jogo se irá decidir na fase de marcação de grandes penalidades.

A aposta nos resultados finais são variadas, sendo que dentro da vitória de Portugal, as maiores apostas são 2-0 (32,3%); 2-1 (22,7%) e 3-0 (12,7%), entre outros.

Depois da surpresa com a titularidade de Diogo Costa no jogo contra a Turquia, questionamos os portugueses sobre a sua aposta para o guarda-redes titular da equipa das quinas. Verifica-se um ligeiro equilíbrio entre a aposta no presente: (Rui Patrício: 57,7%) ou no futuro (Diogo Costa: 42,3%) guardião da baliza da equipa nacional.

Relativamente à composição do restante 11 inicial, para a defesa os portugueses apostam no recuperado Pepe (87,3%), João Cancelo (66,3%), Raphael Guerreiro (59,0%) e José Fonte (58,7%). Já no meio-campo a aposta é sobre João Moutinho (73,3%), Otávio (59,0%) e Bruno Fernandes (50,7%). Relativamente ao trio de ataque, os portugueses apostam nos habituais titulares de Fernando Santos: Cristiano Ronaldo (95,7%), Bernardo Silva (87,3%) e Diogo Jota (73,3%).

Quando questionados quais serão os marcadores dos golos da seleção nacional os portugueses apostam em: Cristiano Ronaldo (42,4%), Bernardo Silva (11,6%) e Diogo Jota (9,3%).

Por fim, os inquiridos foram chamados a imaginar a passagem de Portugal à fase final do Campeonato do Mundo e a relatar a sua confiança na chegada de Portugal à final da prova.

Os portugueses mostram-se moderadamente confiantes nessa hipótese, uma vez que se obteve um valor médio de 6,94 de uma avaliação em escala em que 1 significa “pouco confiante” e 10 “muito confiante”, na probabilidade de Portugal disputar a final do Mundial do Qatar de 2022.