Quais são as marcas com os anúncios mais memoráveis de todos os tempos? E deste Natal (2021)?

Por multidados.com – Aveiro, 18 de Janeiro de 2022

            Durante um mês, de 6 de dezembro de 2021 a 6 de janeiro de 2022, a multidados.com- the research agency desenvolveu um estudo que permitiu avaliar a eficácia dos anúncios mais antigos aos mais recentes.

A Coca-cola é a marca com o anúncio mais memorável (Camião de Natal), seguindo-se Pingo Doce (5,4%), Ferrero (4,9%), Vodafone (4,0%) e NOS (3,2%).

Os consumidores mostram maior interesse em anúncios “engraçados” (47,6%), com uma “história por trás” (14,4%), com uma boa música (13,9%), diretos ao assunto (13,4%), emotivos (7,8%) e, por fim, com temas focados na inclusão e sustentabilidade (2,9%).

No que diz respeito aos anúncios de Natal, o Pingo Doce (13,7%) destacou-se como o anúncio mais memorável de 2021: Pingo Doce, quem trouxe. A NOS (11,9%), o LIDL (7,8%), a Vodafone (7,6%) e a MEO (6,1%) são outras marcas que se destacaram com os seus anúncios de Natal.

Os 3 aspetos que ditaram uma campanha de sucesso foram:

  • Alcance – quantidade de pessoas alcançadas;
  • Distinção – fatores como o logótipo e cores que identificam a marca;
  • Mensagem – o que deixam para trás do anúncio – algo útil ou relevante para o público em questão.

Por outro lado, em várias campanhas os consumidores referiram que foi difícil reconhecer a marca por trás anúncio. A fraca eficácia dessas campanhas deve-se ao facto de: a marca ter sido apenas apresentada no fim (39,4%) e ter uma mensagem generalista (22,1%), ou seja, qualquer marca poderia ter feito aquele anúncio.

Adicionalmente, 25% dos inquiridos referiram que esperam uma nova versão da sua publicidade preferida.

“Não temos de encontrar novas coisas para dizer. Temos de encontrar novas formas de dizer o mesmo.”

Jenni Romaniuk

inMarket Publicidade 2022 – Vaga 1