mental

Dia Mundial da Saúde Mental

Sabia que… a 10 de outubro se assinala o Dia Mundial da Saúde Mental?

Hoje, 10 de outubro assinala-se o Dia Mundial da Saúde Mental. A saúde mental define-se, segundo a Organização Mundial de Saúde, como o estado de bem-estar no qual o indivíduo é capaz de realizar as suas capacidades pessoais e profissionais, lidar com o stress da vida de forma natural, e contribuir para a comunidade em que se insere. Parece algo fácil e acessível a todos nós, não é? Pois é, mas enganam-se.

No 10 de outubro, as Nações Unidas assinalam o Dia Mundial da Saúde Mental, numa altura em que a OMS estima que haja 300 milhões de pessoas em todo o mundo a sofrer de depressão, uma das maiores causas de reforma por invalidez. Um em casa 5 portugueses sofre de uma doença mental. Estão os portugueses familiarizados com o tema?

A multidados.com procurou compreender o que sabem os portugueses sobre este tema.

Pedimos aos nossos inquiridos que identificassem 3 doenças do foro mental que conhece. 36,7% indicam claramente a depressão, 20,0% o Alzheimer e 10,0% a Esquizofrenia. São ainda indicadas a Demência e o Síndrome de Burnout, ambos 3,3% do total de primeira perturbação indicada. Em exe quo com uma classificação de 1,7%, foram indicados: o transtorno obsessivo-compulsivo, a psicose, a dislexia, o esgotamento, a psoríase e o stress pós-traumárico.

E a nível geral a desordem mental mais conhecida mencionada continua a ser a depressão 12,5%. E o top 3 ficam completo com a Esquizofrenia e a Bipolaridade, 16,7% e 6,7%, respectivamente.

Na edição deste ano, para as comemorações deste dia, a Organização Mundial da Saúde destaca a saúde mental no local de trabalho, referindo que os empregadores e gestores que investem em iniciativas para promover saúde mental e apoiar os funcionários com desordens mentais conseguem ganhos não somente na área da saúde, mas também nos níveis de produtividade.

A OMS afirma que um ambiente de trabalho negativo pode levar a problemas físicos e mentais. Assim como o uso de substâncias nocivas ou álcool, falta no emprego e perda de produtividade.

De acordo com os últimos dados disponíveis, em Portugal mais de 500 mil pessoas sofrem de depressão, sendo que em todo o mundo, 260 milhões de pessoas vivem com algum tipo de distúrbio mental, muitos sofrem de depressão e ansiedade. As duas patologias custam uma média de 1 bilião de euros à economia global em perdas no trabalho. O objetivo do Dia Mundial da Saúde Mental é aumentar a consciencialização para o tema e mobilizar esforços de apoio a melhorias para esta área da saúde.

#multidados  #research #sabiaque #diamundial #saudemental

mental

VOLTAR AO BLOG