A Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa

O Dia Mundial da Consciencialização da Violência contra a Pessoa Idosa celebra-se 15 de junho.

O objetivo principal da celebração deste dia é levar a população a refletir sobre esta questão que é socialmente sensível. E também, acabar com a violência contra a pessoa idosa. A data foi criada em 2006 pelas Nações Unidas e pela Rede Internacional de Prevenção à Violência à Pessoa Idosa.

Numa população cada vez mais envelhecida, os idosos são muitas vezes esquecidos e sujeitos a maus-tratos físicos e psicológicos. Quer pelas suas famílias, quer pelos serviços de acolhimento ou pela sociedade em geral.

A multidados.com procurou saber a opinião dos portugueses sobre este tema e apenas 20,2% pensam que o abandono das pessoas idosas vai terminar. Um claro reflexo daquilo a que assistimos todos os anos com os abusos contra idosos e a incapacidade de resposta dos órgãos governamentais.

Há cada vez mais casos de abuso contra os idosos e muitos mais acontecem em silêncio, sem conhecimento público. Parar os abusos verbais, emotivos, financeiros e corporais e promover a integração e o bem-estar do idoso são os desafios lançados pela celebração desta data.

A discriminação etária é uma grave violação dos Direitos Humanos. Exige-se nesse sentido, o empenho dos governos, das instituições e da população para mudar a situação.

 

Violência Idosos
#multidados #diamundial #research

0