SABIA QUE … DIA 02 DE OUTUBRO SE ASSINALA O DIA DA NÃO – VIOLÊNCIA

O mundo assinala hoje o Dia de Não Violência, em homenagem ao legado do ativista da paz, o indiano Mahatma Gandhi, assassinado neste dia em 1948, na Índia. A iniciativa visa a educação para a paz, solidariedade e o respeito pelos direitos humanos.

Gandhi foi um dos maiores líderes pacifistas da História, levou multidões a conhecer e a praticar o significado da não violência. É dele a conhecida frase “Posso até estar disposto a morrer por uma causa, mas nunca a matar por ela!”.

Quando, em certos momentos, a violência começou a manifestar-se entre os indianos, Gandhi praticou o jejum, por duas vezes, colocando em risco a sua vida, com o objetivo de sensibilizar os seus seguidores a não fazerem uso da violência.

Os procedimentos e as formas de luta que Ghandi propôs e utilizou eram manifestações pacíficas, diálogos, testemunhos, petições, marchas, jejuns, greves de fome, orações e cooperação com os mais oprimidos. Gandhi teve grande influência entre as comunidades religiosas hindus e muçulmanas da Índia. Apesar de ter sido nomeado cinco vezes entre 1937 e 1948, o pacifista que enfrentou o poder da Inglaterra nunca recebeu o prémio Nobel da Paz. Décadas depois, o erro foi reconhecido pelo comité organizador do prémio.

Trabalhar pela cultura da Não-Violência nas escolas é objetivo fundamental da ONU para que as crianças e adolescentes possam aprender a valorizar princípios como o respeito, a tolerância, o diálogo e a solidariedade.  As causas de Gandhi são uma referência nas sociedades.

 

violência

#multidados #research #sabiaque #naoviolencia