Mês-da-manteiga-de-amendoim_blog

Mês da Manteiga de Amendoim

Sabia que…. em novembro se celebra o Mês dos Amantes de Manteiga de Amendoim?

Manteiga de Amendoim, aquela estranha e rica mistura de uma simples leguminosa. Ela que aparece em doces, em sanduíches e até mesmo em pratos salgados ricos em forma de molho.

Há manteiga de amendoim crocante e manteiga de amendoim cremosa e manteiga de amendoim que vem pré-misturada com mel. Rica e repleta de proteínas, também é usada por devotos de exercício físicos.

Novembro é o Mês do Amante de Manteiga de Amendoim, um mês inteiro para pecados em forma de Manteiga de Amendoim

O amendoim é uma leguminosa originária da América do Sul e foi trabalhada por 7600 anos. Não é de surpreender que uma pequena leguminosa que existe há tanto tempo tenha se mostrado incrivelmente popular em todo o mundo.

Enquanto as origens da manteiga de amendoim podem ser rastreadas até os astecas e incas, a história moderna só começa em 1884, quando foi patenteada por um químico com o nome de Edson. O objetivo e Edson era ao desenvolver manteiga de amendoim era garantir que aqueles que tivessem problemas ao mastigar alimentos duros pudessem ter uma maneira deliciosa de obter a nutrição de que precisavam.

 

Benefícios da manteiga de amendoim

O amendoim é um excelente alimento que – quando consumido com moderação devido ao seu valor energético – pode constituir uma boa fonte de vitaminas, minerais e fitoquímicos com propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias na nossa alimentação.

Assim, na sua composição podemos encontrar mais de 20 aminoácidos, polifenóis, antioxidantes, vitaminas e minerais. Entre as vitaminas destacamos a vitamina E, os folatos e as vitaminas do complexo B, nomeadamente as vitaminas B3 e B6.

A manteiga de amendoim é, também, rica em minerais como o magnésio, fósforo, potássio, zinco, cobre e manganésio. Possui, ainda, na sua composição resveratrol, flavonóides e fitoesteróis que auxiliam na proteção cardiovascular, uma vez que desempenham um papel importante na regulação do colesterol.

As gorduras presentes são essencialmente gorduras insaturadas (mono e poliinsaturadas), podendo ser uma ótima alternativa às gorduras de origem animal, que auxiliam na redução do LDL – lipoproteína de baixa densidade, o conhecido “mau colesterol”.

A manteiga de amendoim, de uma forma geral, é adequada a toda a população saudável, podendo ser integrada num plano alimentar equilibrado.

Considerando como a manteiga de amendoim é flexível como um ingrediente, o Mês dos Amantes de Manteiga de Amendoim é a sua oportunidade de começar a colocar mais desta leguminosa nas suas refeições.

Talvez a melhor maneira de tornar isso um evento divertido e social é reunir amigos e os familiares com suas melhores e mais criativas receitas de manteiga de amendoim.

amendoim

#multidados #research #since98 #sabiaque #mes #manteiga #amendoim

 

VOLTAR AO BLOG