Sabia que… a 21 de outubro se assinala o Dia da Maçã?

Assinala-se hoje, dia 21 de outubro, o Dia da Maçã.

A maçã, fruta mais conhecida por estar presente na história desde os primórdios, agora tem o seu próprio dia. Sim, o “Apple Day” foi criado em 21 de outubro de 1990, pela Associação Common Ground, como uma forma de incentivar o consumo da fruta.

Neste dia, na multidados.com quisemos saber qual é a regularidade com que os portugueses comem maçãs e os seus tipos preferidos.

25,3% dos inquiridos afirma consumir maçãs diariamente, 33,3% uma vez por semana e ainda 24,0% da população assume consumir pão duas a três vezes por semana. Há ainda 17,3% da população que assume nunca consumir algum tipo de maçãs.

O maçã é um alimento transversal a muitas culturas e presente em vários momentos do dia, contribuindo para tal a grande variedade. No estudo da multidados.com as preferências recaem sobre as maçãs Granny Smith 26,7%, a maçã Golden 20,0% e a maçã Vermelha, 10,7%.

A maçã ajuda a controlar certas doenças como diabetes, melhora a digestão, contribuindo para um melhor aproveitamento dos nutrientes e é indicada para quem deseja emagrecer, porque é rica em fibras e tem poucas calorias.

Além disso a maçã é rica em antioxidantes, água e vitaminas, e por isso a maçã tem os seguintes benefícios para saúde:

  • Diminuição do colesterol;
  • Controlo da diabetes, porque tem baixo índice glicémico;
  • Ajuda a emagrecer, porque tem água e fibras que diminuem o apetite;
  • Melhora a prisão de ventre, porque as fibras solúveis desintoxicam o aparelho digestivo;
  • Aliviar as dores de gastrite e cicatrizar úlceras gástricas, pois as fibras formam um gel que protege a mucosa do estômago.

 

Como utilizar a maçã para aproveitar seus benefícios

  1. Maçã cozida ou assada – útil principalmente em caso de problemas gastrointestinais como vômitos ou diarreia
  2. Maçã crua com casca – ajuda a diminuir o apetite pois tem muitas fibras e a regular o intestino
  3. Maçã crua sem casca – indicado para prender o intestino
  4. Sumo de maçã – ajuda a hidratar, regular o intestino preso e diminuir o apetite porque tem uma fibra chamada de pectina que fica no estômago mais tempo aumentando a saciedade
  5. Maçã desidratada – ótima para as crianças, pois tem uma textura mais crocante que pode ser usada como substituto da batata frita, por exemplo.
  6. Chá de maçã – melhora a digestão e alivia a prisão de ventre.

 

Comer 1 maçã por dia é um ótima forma de aproveitar todos os seus benefícios, garantindo mais saúde. 1 maçã média tem aproximadamente 130 g e 74 calorias.

maçã

#multidados #research #sabiaque #dia #maca