liganos

Mais de 95% dos adeptos afectos ao Benfica acreditam que o seu clube vai ser campeão 2019-20

No arranque da nova época de futebol, os três grandes partem em igualdade pontual, mas estarão os adeptos de Benfica, Porto e Sporting igualmente confiantes no desempenho da sua equipa?

O Benfica sagrou-se campeão na época passada ao vencer a liga NOS por 2 pts. de vantagem em relação ao segundo classificado, o FC Porto – que chegou a estar na liderança a maior parte do campeonato. Estarão as memórias recentes a melindrar os portistas e a encorajar os encarnados? E o Sporting, será Keizer o responsável pelo insucesso passado da equipa?

Num estudo online realizado pela multidados.com foi questionado aos adeptos de futebol qual pensam ser a posição em que acreditam que o seu clube de eleição irá terminar a nova época.

 São as águias os adeptos mais confiantes: 95,7% acreditam que o SLB irá terminar o presente campeonato em 1º lugar e ainda 3,8% acredita que será a segunda posição que o seu clube irá ocupar em Maio de 2020. Dragões e Leões são menos otimistas em relação ao seu clube. São 84,1% os adeptos do clube da cidade invicta que acreditam vir a festejar nos Aliados mais um título e 14,8% aqueles que o FCP irá repetir a segunda posição da época passada. Já o clube de Alvalade tem neste momento, dos três grandes, os adeptos mais descrentes, são apenas 46,1% aqueles que acreditam que o Sporting poderá vir a ser campeão na presente temporada e 21,6% aqueles que acredita no segundo lugar, existindo ainda 32,2% de adeptos que acreditam que o SCP alcançará posições inferiores – resultados pouco motivadores para um clube que normalmente se apresenta como candidato ao título.

Os jogadores são, em todos os clubes, um elemento essencial para o sucesso ou insucesso destes. Na multidados.com questionámos os adeptos sobre aqueles que consideram ser mais imprescindíveis e aqueles que descartariam do seu atual plantel.

No Benfica, Pizzi – o atual capitão dos encarnados – é para os adeptos do clube o jogador mais indispensável com 25,9%, seguindo-se o avançado Seferović (13,2%) e o defesa Rúben Dias (11,9%). Também o FC Porto o capitão dos azuis e brancos é para os seus adeptos o jogador mais indispensável, Danilo Pereira arrecadou 32,8% do votos, seguido do sub-capitão Alex Telles (24,6%) e o sub-capitão das Seleção Nacional, Pepe (10,6%). A popularidade dos capitães é inegável dentro dos clubes e o Sporting é o melhor exemplo disto, para os seus adeptos, Bruno Fernandes é o jogador mais importante da sua equipa com uns expressivos 45,7%, seguido pelo avançado Bas Dost (10,0%) e pelo defesa Mathieu (8,9%).

Se existem jogadores indispensáveis em cada plantel também existem jogadores que os adeptos preferiam ver pelas costas. Os adeptos encarnados dispensariam já: o guarda-redes Mile Svilar (9,4%) e exe quo com o extremo sérvio Zivkovic e o médio argentino Cervi (7,3%). Já os adeptos do clube do norte por sua vez dispensariam o avançado Fernando Andrade (18,5), o médio Sérgio Oliveira (7,9%) e o avançado Soares (5,3%). No Sporting as escolhas para os mais dispensáveis recaem em Tiagi Ilori (19,3%), regressado ao Sporting na época passada, lateral Bruno Gaspar (13,9%) e o avançado Abdoulay Diaby (8,7%).

Por fim, o campeonato passado ficou inevitavelmente marcado pela saída de Rui Vitória e a chegada de Bruno Lage à equipa do Benfica que ao leme dos encarnadoss reduziu, jornada a jornada, a diferença pontual o FC Porto chegando a alcançar o primeiro lugar do campeonato. No Benfica, ninguém parece duvidar das capacidade de Bruno Lage e quando pedido para avaliar o desempenho do seu treinador, numa escala onde 0 significa “muito insatisfeitos” e 10 “muito satisfeito”, o treinador que devolveu o sonho aos benfiquistas que já não acreditavam a recuperar 7 pontos de diferença alcança uma pontuação claramente positiva de 8,75. Sérgio Conceição que levou os portistas aos quartos de final da liga dos campeões, que se sagrou vice campeão da Liga NOS, da Taça de Portugal e da Taça da Liga não parece ser tão considerado como o seu principal rival, alcança entre os dragões uma pontuação 7,77 no índice de satisfação. Já Marcel Keizer parece nunca ter convencido os leões, mesmo tendo vencido a Taça de Portugal e a Taça da Liga conquista, para os adeptos o sporting, uma pontuação de apenas 6,57 no índice de satisfação, o pior dos três grandes.

O estudo da multidados.com continua a estar disponível em bit.ly/2JLLoCv dê-nos a sua opinião, acumule pontos e ganhe prémios no nosso painel online.

VOLTAR AO BLOG