A Organização Internacional para a Estandardização (ISO) publicou  o standard de qualidade para a gestão de painéis de investigação, a ISO 26362:2009 “Access panels in market, opinion and social research – Vocabulary and service requirements”.

Esta norma aplica os princípios das normas de gestão da qualidade (especificamente a família ISO 9000:2000) às pesquisas de mercado e sondagens de opinião em concreto no que concerne aos painéis de opinião e de investigação social.

Especifica os termos e definições, bem como os requisitos de serviço, para as organizações e os profissionais que possuam e / ou utilizam painéis de opinião e de investigação social, abrangendo áreas como o recrutamento e a validação dos painelistas, bem como o tamanho e perfil dos painéis.

A qualidade dos painéis on-line, em particular, tem sido objecto nos últimos anos de diversos debates, congressos e discussões, dadas as preocupações face às formas de recrutamento, participações múltiplas em diferentes painéis, gestão de incentivos, possibilidade de respostas fraudulentas, levantando as dúvidas inerentes sobre a qualidade e fiabilidade dos resultados.

Esta foi a base de partida para a elaboração desta norma, publicada três anos após o primeiro standard especifico para a indústria de estudos de mercado: a ISO 20252:2006 – Market, opinion and social research – Vocabulary and service requirements.

A ISO 26362:2009 é aplicável a todos os tipos painéis de investigação, quer sejam recrutados e utilizados on-line (por exemplo através da Internet) ou off-line (por exemplo, por telefone, correio ou pessoais) contudo esta norma ainda não chegou a Portugal, nem aos Painéis de empresas de Estudos de Mercado Portuguesas e a MultiDados esta a dar inicio a certificação dos seus painéis internacionais onde esta norma se faça sentir.

 

Florbela Borges

Managing Diretor