img-responsive

Festivais de Verão 2019

– Intenção, Motivação e Expectativas-

A popularidade dos festivais de verão tem vindo a aumentar todos os anos, e são nos dias de hoje um dos eventos mais esperados do ano. É manifesta a multiplicação de eventos culturais disponibilizados à escala nacional, em diferentes estilos e com diferentes características e potencialidades.

O mais recente estudo da Cision Portugal, o “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision” mostra que o festival Super Bock Super Rock foi o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social, seguido dos festivais NOS Alive e MEO Sudoeste. Este é um estudo realizado de forma continuada pela Cision, que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal.

fonte: cision.com

OS RESULTADOS

Os resultados do estudo da multidados.com – the research agency mostram-nos que nem sempre o festival mais mediático é aquele em que realmente os festivaleiros tencionam participar. Isto acontece porque o conceito de Festival de Verão, já enraizado na cultura nacional, é cada vez amplo, e as organizações apresentam uma clara aposta na diversificação da oferta no que diz respeitos aos estilos, atividades e mesmo até aos públicos-alvo.

Os primeiros resultados do estudo falam de intenções de participação nos festivais de 2019 e mostram o NOS Alive como o grande vencedor deste ranking – o festival teve uma intenção de participação registada em 29,9%. O pódio fica completo com os festivais MEO Marés Vivas e NOS Primavera Sound, registando respetivamente, 21,5% e 18,7% do total de intenções de participação. Neste TOP 10 figuram ainda, EDP Cooljazz (15,9%), MEO Sudoeste (15,0%), RFM Somnii (11,2%), Vodafone Paredes De Coura (10,3%), Galp Beach Party (8,4%), Festa do Avante (7,5%), Bons Sons e Festival do Crato (ex equo 6,5%).

Em edições anteriores de ambos os estudos mostram que o investimento em media pode ter efetivamente relação direta com a participação nos mesmos, e nesse sentido, tornarem-se nos mais atrativos ao investimento em patrocínios e parcerias. Mas os resultados desde ano apresentam algumas disparidades. Serão os novos festivaleiros um público mais informado ou mais exigente? Será necessário para as organizações repensar a forma de comunicarem com os seus consumidores? E as marcas patrocinadoras, que influencia têm em todo este processo?

O ESTUDO

Para as organizações dos festivais, as vantagens de analisar os eventos poderem resumir-se em: melhorar o desempenho da organização; aumentar o grau de satisfação dos consumidores, melhorar a eficácia dos serviços disponibilizados; otimizar recursos; compreender o comportamento e as expectativas do público.

Nós, na multidados.com, falamos com quem de fato tenciona ir a algum festival em 2019: questionamos o porquê esse festival em detrimento de outro(s), qual a opinião relativamente à evolução (ou perca de qualidade) dos atuais festivais que decorrem no nosso país, quais as marcas e influência das mesmas… entre muitos outros aspetos.

Este é apenas o primeiro elemento avaliado no estudo Intenção, Motivação e Expectativas – Festivais de Verão 2019 efetuado online pela multidados.com entre os dias 1 de março e 11 de abril de 2019, no qual avaliámos 58 festivas/eventos a decorrer este ano.

VOLTAR AO BLOG

Related Posts