FV_2019_O-Mediatico_vs._O_Imprescindivel_blog

“O Meditático” vs “O Imprescindível”

– Intenção, Motivação e Expectativas-
Festivais de Verão 2019

Serão os festivais mediáticos aqueles a que realmente os festivaleiros pensam assistir? Ou serão os main sponsers de cada evento as primeiras marcas associadas ao mesmo? As respostas estão no estudo “Intenção, Motivação e Expectativas – Festivais de Verão 2019” da multidados.com.

Cartaz, tradição, prelo, localização, ambiente, mediatismo e influência de amigos e familiares são as principais motivações apontadas pelos portugueses para a escolha de um festival. As ponderações de todos estes fatores dão-nos os resultados sobre o festival a que o portugueses não podem mesmo deixar de ir em 2019.

O estudo “Maratona dos Festivais de Verão – Ranking Cision”, da Cision Portugal, indica que o festival Super Bock Super Rock é o festival com melhor desempenho mediático nos órgãos de comunicação social, seguido dos festivais NOS Alive e MEO Sudoeste. Este ranking é um estudo que analisa a evolução do mediatismo comparado de diversos festivais de música realizados em Portugal.

Os Resultados

Os resultados do estudo “Festivais de Verão 2019: Intenção, Motivação e Expectativas” da multidados.com – the research agency falam, numa segunda fase, do festival “imprescindível” de participação nos festivais de 2019 e mostram o NOS Alive como o grande vencedor deste ranking – o festival revela-se insubstituível para 16,6% da população inquirida. O pódio encerra com os festivais MEO Marés Vivas e Vodafone Paredes de Coura, registando respetivamente, 11,9% e 4,5% do total. Neste TOP 10 figuram ainda, NOS Primavera Sound (4,0%), EDP Cooljazz (3,3%), MEO Sudoeste (2,6%), Super Bock Super Rock e Sumol Summer Fest (ex aequo 2,0%), Festival Vilar de Mouros (1,3%) e O Sol da Caparica (0,3%).

Os valores desta segunda análise mostram que o investimento em media pode ter efetivamente relação direta com a imagem, e intenção de participação e a fidelidade a estes festivais. Os grandes vencedores são festivais associados a um naming sponser: NOS, MEO, EDP, Super Bock e Sumol, serão estes os grandes vencedores em 2019? Será esta a grande diferença? As marcas patrocinadoras têm realmente influência no processo de decisão?

Nós, na multidados.com, falamos com quem de fato tenciona ir a algum festival em 2019: questionamos o porquê esse festival em detrimento de outro(s), qual a opinião relativamente à evolução (ou perca de qualidade) dos atuais festivais que decorrem no nosso país, quais as marcas e influência das mesmas… entre muitos outros aspetos.

fonte: cision.com

O Estudo

O estudo Intenção, Motivação e Expectativas – Festivais de Verão 2019 foi efetuado online pela multidados.com entre os dias 1 de março e 11 de abril de 2019, no qual avaliámos 58 festivas/eventos a decorrer este ano.

Sobre a multidados.com – the research agency
A multidados.com – the research agency é uma agência 360º especializada em estudos de mercado, a atuar em Portugal desde 1998, não apenas no nível da internet, com a plataforma personalizada de recolha de dados e gestão de painel online, mas também com ampla experiência em recolha de dados presencialmente e por telefone.

VOLTAR AO BLOG

Related Posts