–  SABEM OS PORTUGUESES O FERIADO QUE SE CELEBRA A 5 de Outubro?

O Dia da República, mais conhecido por “Dia da Implantação da República” é um feriado nacional português que se realiza no dia 5 de outubro para comemorar o fim da monarquia e a instituição da república em Portugal, nessa data, em 1910. Mas será que os portugueses sabiam disto?

Inquiridos pela multidados.com a maioria sabe realmente qual é a efemeridade celebrada a 5 de outubro, 69,7% responderam corretamente “Dia da Implantação de República”. Mas há ainda quem confunda os dias, 8,1% afirmaram, de forma espontânea, que a 5 de outubro celebramos o “Dia da Independência”. E ainda, 22,2% dos portugueses não sabe indicar o feriado celebrado a 5 de outubro.

A república durou apenas 16 anos, que viram passar nove presidentes, tumultos, opressão, assassinatos e uma situação constante de anarquia iminente. Apesar do estilo republicano e democrático do governo estabelecido pela constituição de 1911, a experiência republicana terminou com um golpe em 1926.

Em 1933, a ditadura de António Salazar foi instalada sobre as ruínas da república, e ele ficou no poder até 1974. A luta fracassada de Portugal para manter as suas colónias em Africa nos anos 60 e 70 conduziu à sua morte, depois de a luta terminar em humilhação e derrota. Em 1974, um golpe pacífico chamado “a Revolução dos Cravos” derrubou a ditadura, libertou as colónias rebeldes e restabeleceu o regime democrático, realizando-se novas eleições em 1976.

Aqueles que se encontram em Portugal no Dia da Implantação da República vão notar que são poucos os portugueses que celebram esta data, mas vão também encontrar muitas paragens turísticas interessantes que relatam a história e as épocas que ela representa.

feriado
#sabiaque #multidados #multidadoscom #research #feriado #portugal #camoes