Sabia que … a dia 25 de Setembro se assinala o Dia Mundial do Sonho?

Este Dia do Sonho, conhecido globalmente como “World Dream Day”, foi criado por um Professor na Universidade de Columbia em 2002 com o objetivo de refletirmos nos nossos sonhos e em como os atingir.

Os sonhos são muitas vezes ignorados, mas é também dos sonhos que nascem grandes feitos, projetos e teorias. Que o diga Albert Einstein, o cientista afirmou que a famosa Teoria da Relatividade se inspirou num sonho que teve em que estava a descer uma montanha, correu cada vez mais rápido, olhou para o céu e viu as estrelas serem alteradas na sua forma enquanto se aproximava da velocidade da luz.

A verdade é que no mundo dos sonhos somo criativos, somos livres! Somos quem quisermos, não existem limites nem barreiras, e quem melhor que as crianças para “viajarem” para além do imaginável?! Em criança sonhamos com o que vamos ser quando formos grandes, sonhamos com todos os sítios e lugares que queremos conhecer, sonhamos com tudo o que queremos fazer, sonhamos porque sim! 🙂

Mas será que os portugueses sonham? Será que acreditam nos sonhos? Ou se deixam influenciar por eles? A multidados.com procurou essas respostas.

Num estudo realizado online, questionamos os portugueses sobre os seus sonhos e o significado. 87,3 % dos portugueses afirma sonhar.

42,7% declara sonhar diariamente, também 42,7% diz sonhar 2 a 3 vezes por semana e apenas 14,6% afirma sonhar muito raramente.

A maioria dos inquiridos diz sonhar com acontecimentos positivos, 68,5% e os restantes 31,5% dizem sonhar com acontecimentos negativos. 59,6% da população inquirida sonha com acontecimentos reais e os restantes 47,1% sonham com acontecimentos fictícios.

E o seu significado? As opiniões dividem-se 52,9% dos inquiridos não acredita no significado dos sonho, por oposição aos 47,1% que acreditam no significado dos sonhos.

Os sonhos mais comuns

Segundo o The Independent, estes são os sonhos mais comuns que as pessoas se lembram.

  • Ser perseguido
    Há uma questão para enfrentar e resolver e não sabe como fazê-lo.
  • Tem os dentes a cair
    Alguma situação no dia-a-dia a destruir a confiança.
  • Não encontra uma casa-de-banho
    Dificuldades em expressar as suas necessidades.
  • Não estar preparado para uma prova
    Está a viver um momento onde avalia de forma muito crítica o seu desempenho.
  • Voar
    Conseguiu libertar-se de circunstâncias ou situações que o estavam a preocupar.
  • Cair
    Está a viver um momento muito stressante na sua vida.
  • Estar num veículo fora de controlo
    Pode estar a sentir que não tem o controlo suficiente em casa e no trabalho.
  • Entrar numa sala abandonada
    Está a descobrir um talento ou vocação que desconhecia.

São tantos os sonhos, mas o dia-a-dia criamos barreiras e limites e esquecemo-nos muitas vezes de sonhar… sonhar como as crianças!

Porque tudo o que sonhamos, talvez um dia se realize! Feliz Dia Mundial do Sonho! 😉

sonho

#multidados #research #sabiasque #diamundial #sonho #sonhar