Sabia que… a 16 de outubro se assinala o Dia Mundial do Pão?

Assinala-se hoje, dia 16 de outubro, o Dia Mundial do Pão. O pão é um dos alimentos que marca presença à mesa da maioria dos portugueses. Ao pequeno-almoço, a meio da manhã, no lanche da tarde, este é um alimento perfeito para manter um regime alimentar equilibrado.

O Dia Mundial do Pão é assinalado desde 2000, para valorizar o produto mais popular nas mesas de todo o mundo, lembrar a sua importância na alimentação diária e a sua versatilidade no preparo de inúmeras receitas. A escolha desta data tem origem em Nova York e é da responsabilidade de da UIB – International Union of Bakers and Bakers-Confectioners (União Internacional de Padeiros e Afins).

Neste dia, na multidados.com quisemos saber qual é a regularidades com que os portugueses comem este serial e os seus tipos de pão preferidos.

Mais de metade da população, 56,0% dos inquiridos afirma consumir este alimento diariamente, 22,7% uma vez por semana e ainda 21,3% da população assume consumir  duas a três vezes por semana.

O pão é um alimento transversal a muitas culturas e presente em vários momentos do dia, contribuindo para tal a grande variedade de gama de pães a que hoje temos acesso, quer a nível de formatos, quer a nível de composição ao incluir diferentes cereais como o centeio, a cevada, a espelta, o trigo integral ou outros. O tipo de pão e de utilizações é então muito variado, mas no estudo da multidados.com as preferências recaem sobre o pão de centeio 14,7%, o pão integral 7,1% e o pão de sementes 6,7%.

Há muitos motivos para incluir o este serial na sua alimentação diária:

  • Fonte de fibra alimentar, essencial ao bom funcionamento do organismo.
  • Fonte de vitaminas e minerais.
  • Rico em hidratos de carbono complexos, promovendo uma maior saciedade e energia para todo o dia.
  • Preço acessível.
  • Disponível a toda a população – grande nível de distribuição.
  • Menor teor de sal em comparação com os seus substitutos.
  • Grande variedade
  • Muito prático – pode ser consumido em qualquer lugar e em qualquer momento do dia.

É por isso mesmo que não podemos deixar de comemorar o dia que celebra o alimento do nosso dia-a-dia.

pão

#multidados #research #sabiaque #diamundial #pao