bombeiro

DIA NACIONAL DO BOMBEIRO PROFISSIONAL

SABIA QUE … DIA 11 DE SETEMBRO SE ASSINALA O DIA NACIONAL DO BOMBEIRO PROFISSIONAL?

O Dia Nacional do Bombeiro Profissional, é comemorado em Portugal desde 2008 e surgiu com o objetivo de homenagear os bombeiros de profissão que perderam a vida no dia 11 de Setembro de 2001, dia do atentado às Torres Gémeas nos Estado Unidos da América.

A multidados.com procurou saber junto dos portugueses qual a melhor palavra que encontrariam para descrever a atividade dos soldados da paz. Para a maioria do inquiridos o adjetivo que melhor define os bombeiros em Portugal é “Corajoso”. Uma boa definição para estes homens e mulheres que deixam tudo para trás, muitas vezes as suas próprias casas e famílias em risco, para defender e auxiliar o próximo.

95,2% da população inquirida acredita na existência de patologias associadas ao exercício desta profissão. Certo é que os bombeiros estão sujeitos a inúmeros riscos laborais, destacando-se o desconforto térmico, ruído, agentes biológicos, agentes químicos, esforço físico, potencial oncológico, turnos prolongados e/ou noturnos (por vezes rotativos), stress, cronodisrrupção e o próprio risco dos diversos acidentes possíveis.

As principais doenças profissionais mencionadas são a hipoacusia, o contágio com HIV, Hepatite B e/ou tuberculose, as doenças pulmonares crónicas obstrutivas (bronquite e enfizema), asma, rinossinusite, patologia oncológica variada, bem como ansiedade/ stress/ burnout/ cronodisrrupção.

Por fim, questionados sobre o reconhecimento da profissão de bombeiro em Portugal, foi pedido aos portugueses que numa escala de 0 a 10 onde 0 significava mal reconhecida e 10 corretamente conhecida, classificassem os apoios governamentais atribuídos à profissão de bombeiro. A pontuação obtida foi e 2,8 o que nos indica que a maioria dos portugueses acredita que há ainda muito a fazer para proteger aqueles que tantas vezes arriscam as suas vidas para salvar a de outros.

bombeiro

#multidados #research #sabiasque #dianacional #bombeiro #bombeiroprofissional

 

VOLTAR AO BLOG