Sabia que… a 30 de outubro se assinala o Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama?

Hoje, comemora-se em todo o país o dia nacional da prevenção do cancro da mama. Esta é uma das mais graves ameaças à vida e saúde das mulheres. Em Portugal, todos os anos, são diagnosticados cerca de 3500 novos casos.

O papel da prevenção reside fundamentalmente no diagnóstico precoce, pois o processo causador da doença é muito complexo e são responsáveis não apenas um facto, mas sim múltiplos e variados fatores que nos rodeiam.

O diagnóstico precoce do cancro da mama é fundamental para a cura da doença.

E nesse sentido, as recomendações mundiais assentam na realização periódica de Mamografias , para que em casos desenvolvimento de um tumor, o diagnosticado se faça numa fase muito inicial e curável.

É muito importante realizar estes exames, geralmente o cancro da mama não dá sintomas e só mais tarde pelo seu crescimento agressivo vai envolvendo as estruturas vizinhas e torna-se palpável.

Além da Mamografia, o autoexame mamário realizado pela mulher é fundamental para conhecer a forma da glândula e detetar alguma alteração e procurar o sem médico de imediato.

A idade de início de Mamografia para um verdadeiro rastreio de mulheres sem sintomas deverá ser iniciado aos 45-50 anos e periodicamente.

Em famílias, onde verifique vários membros afetados com cancro da mama, estes assumem características específicas devendo todas as mulheres serem submetidas a rigoroso controlo mais periódico ou realização de testes genéticos.

A mensagem fundamental é diagnosticar cada vez mais cedo, para a cirurgia realizar a cura do cancro. E graças aos rastreios cada mais divulgados, tem aumentado o diagnóstico de tumores mais precoces. Nestes casos, é atualmente possível realizar cirurgias menos agressivas e não mutilantes para a mulher.

Atualmente uma mulher com um diagnóstico precoce, realizará a cirurgia mínima da mama e da axila com internamento de 24-48 horas podendo retomar a sua atividade regular.

Por fim, a cirurgia permanece o mais efetivo tratamento do cancro da mama e continua a ser cada vez mais a realização da cirurgia conservadora ao longo deste últimos anos, e será cada vez mais realizada quanto mais precoce o diagnóstico for realizado.

mama

#multidados #research #since98 #sabiaque #dianacional #cancromama