Sabia que… a 15 de novembro se assinala o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa?

Assinala-se a 15 de novembro o dia nacional da Língua Gestual Portuguesa. Diz-se língua gestual e NUNCA linguagem gestual, tal como se diz língua portuguesa e nunca linguagem portuguesa.

Porquê esta data? A Comissão para o reconhecimento e protecção da Língua Gestual Portuguesa e defesa dos direitos das pessoas surdas foi criada em 15 de Novembro de 1995 com o propósito de ver reconhecida a Língua Gestual Portuguesa na Constituição da República Portuguesa, algo que sucedeu em 1997.

Em Portugal, a Língua Gestual Portuguesa (LGP), nasceu na primeira escola de surdos, em 1823, na Casa Pia de Lisboa, tendo tido como primeiro educador um sueco que de lá trouxe o alfabeto manual. Apesar de não se notarem semelhanças ao nível do vocabulário, o alfabeto da LGP e o da língua gestual sueca (Svenskt teckenspråk) continuam a revelar a sua origem comum.

A língua gestual é a forma de comunicação utilizada pelas pessoas surdas e por todos aqueles que comunicam com pessoas surdas. É produzida a partir dos movimentos das mãos, do corpo e por expressões faciais, sendo a sua recepção visual.

Por fim, para assinalar o Dia Nacional da Língua Gestual Portuguesa, que se comemora nesta quinta-feira, a Porto Editora lançou, através do Portal Infopédia, aquele que anuncia ser “o único dicionário de língua gestual portuguesa” a ser disponibilizado online.

Nesse site, os utilizadores podem fazer pesquisas de palavras e expressões, escrevendo-as numa caixa de busca, desencadeando um vídeo que explica como estas se “traduzem” em língua gestual.

 

#multidados #research #since98 #sabiaque #dianacional #linguagestual #Portuguesa