SABIA QUE … DIA 01 DE OUTUBRO SE ASSINALA O DIA MUNDIAL DO VEGETARIANISMO?

Foi em 1977 que a Sociedade Vegetariana Norte-Americana decidiu implementar o 1 de outubro como o Dia Mundial do Vegetarianismo. A iniciativa de o celebrar neste dia promove o respeito pela escolha, que pode ser feita tanto por motivos éticos, como ambientais, religiosos ou de saúde.

O vegetarianismo respeita a vida animal. A morte de animais é vista como injusta e cruel, pois, não tendo como se defender, os animais sofrem para que os humanos os consumam.  A carne e o peixe podem ser substituídos por outros alimentos com elevado teor proteico. É o caso da quinoa, do feijão, do grão, do tofu, do seitan, das lentilhas e da soja.

Ao contrário da alimentação vegan – em que é excluído todo e qualquer produto/alimento de origem animal – a dieta vegetariana é dividida em duas vertentes: a ovo-vegetariana (em que se inclui a ingestão de ovo) e a ovo-lacto-vegetariana (em que se pode comer ovos e produtos lácteos, como queijo e iogurtes).

A base é a mesma: zelar pelo ambiente, pelos animais e pela própria saúde.

E agora a pergunta: Devemos ser todos vegetarianos? Não necessariamente, cada um deve seguir um plano alimentar que permita assegurar as suas necessidades. A ciência ainda não está certa se a dieta vegetariana é mesmo a melhor para o ambiente. Equilíbrio parece ser a palavra de ordem.

Mas a verdade é que a ciência encontra mais aspetos positivos do que negativos na alimentação que exclui carne e peixe e ser vegetariano pelo menos uma vez por semana pode mesmo ajudar a melhorar a qualidade de vida, a saúde, o ambiente e os animais.

vegetarianismo

#multidados mundial #research #sabiaque #diamundial #vegetarianismo