Sabia que… a 1 de novembro se assinala o Dia Mundial do Veganismo?

No primeiro dia do mês de novembro comemora-se o Dia Mundial do Veganismo. Num mês que é inteiramente dedicado a um movimento a respeito dos direitos dos animais.

Quem o segue, não consome qualquer tipo de produto de origem animal.

Na multidados.com procuramos perceber o que sabem os portugueses sobre este movimento.

Primeiramente, questionados sobre qual pensam ser a carência mais comum de uma dieta vegan desequilibrada? A maioria responde a falta de proteína, 50,5%. Sendo que a resposta correta seria a aquela que ocupa a terceira posição com, 20,4% das respostas: a falta de vitamina B (proteína e cálcio). Foram ainda registadas as respostas falta de vitamina A, 6,5%. Há mais 22,6% da população inquirida que acredita que não há nenhum tipo de carência numa dieta vegan desequilibrada.

Da mesma forma, inquiridos sobre qual a principal diferença entre um vegetariano e um vegan. A grande maioria, 73,1% da população indica corretamente que “a maioria dos vegans não consome ovos, leite ou mel e os vegetarianos sim”. 19,4% acredita que o vegan defende os animais e o vegetariano não. 11% dos inquiridos acredita que os vegetarianos só comem sementes e os vegans não. E ainda, 6,5% dos portugueses acredita que não há qualquer diferença e é praticamente o mesmo.

Por fim, relativamente à sua posição quanto à afirmação “Uma dieta vegan equilibrada é benéfica para a saúde”. Numa escala onde 0 correspondia a “discordo plenamente” e 10 significava “concordo plenamente”, a classificação média obtida foi de 6 pontos. O que traduz claramente a ainda escassa informação sobre estes movimentos, bem como os seus benefícios ou prejuízos.

Quer seja por razões éticas ou de saúde… o certo é que cada vez mais pessoas se juntam ao “lado” vegan da vida.

veganismo #multidados #research #since98 #sabiaque #mes #veganismo