Sabia que … a dia 27 de Setembro se assinala o Dia Mundial do Turismo?

O Dia Mundial do Turismo pretende evidenciar a importância do turismo e do seu valor cultural, económico, político e social, através de iniciativas realizadas em vários países do mundo.

Em 2018 o tema para este dia é o Turismo e a transformação digital. Os avanços digitais estão a transformar a forma como nos ligamos e nos informamos, o nosso comportamento e a incentivar a inovação e o aparecimento de estratégias de crescimento sustentáveis e responsáveis.

Sendo um setor digitalmente avançado, o turismo pode melhorar o empreendedorismo, a inclusão, a afirmação das comunidades locais e a gestão eficiente de recursos, entre outros importantes objetivos de desenvolvimento. O WTD deste ano tem como objetivo ajudar a explorar ainda mais as oportunidades oferecidas pelos avanços tecnológicos, nomeadamente no que diz respeito aos big data, à inteligência artificial e às plataformas digitais.

A multidados.com procurou responder a uma questões de carácter geral e que dizem respeito à cultura de viagem da população portuguesa.

Questionados sobre o hábito de viajar, mais do metade dos inquiridos afirma ter esse hábito, 56,0%.

Nos últimos 12 meses, 44,4% da população viajou dentro de Portugal, 27,8% viajou para o estrangeiro e ainda, 27,8% dos inquiridos viajaram em ambas condições, dentro e fora de Portugal.

No que diz respeito ao meio de transporte utilizado, 50,0% da população utiliza principalmente o avião nas suas viagens, seguindo-se o carro, 40,9%, o comboio, 4,5% e outros meios e transporte, 4,5%.

Por outro lado, no que fiz respeito ao alojamento, 57,1% dos inquiridos prefere pernoitar em hotéis, 27,6% em apartamentos e 14,3% em hostles.

78,6% da população assume utilizar alguma aplicação móvel, ou online de reservas. As aplicações preferenciais são:

  • Booking: 56,3%
  • Airbnb: 12,5%
  • Trivago: 12,5%
  • Momondo: 6,25%
  • Hotels.com: 6,25%
  • Edreams: 6,25%

A maioria da população, 92,9% não tem por hábito utilizar plataformas ou aplicações de aluguer de carros.

O Dia Mundial do Turismo é uma oportunidade para aumentar a consciencialização sobre a contribuição potencial das tecnologias digitais para o desenvolvimento do turismo sustentável, num setor cada vez mais responsável e inclusivo.

turismo

 

#multidados #research #sabiasque #diamundial #turismo #turismoportugal