Sabia que…. a 12 de novembro se assinala Dia Mundial do Órfão?

A data comemora-se todos os anos na segunda segunda-feira de novembro. Um tema que é ainda pouco explorado em Portugal.

Guerra, fome, doença ou pobreza são algumas das causas de existirem cerca de 153 milhões de órfãos no mundo. De dois em dois segundos uma criança algures no globo perde o direito a pertencer a uma família e a ter uma vida normal. Neste dia faz-se um apelo à comunidade global para a causa dos órfãos, para a causa de todas as crianças sem pai e sem mãe que existem no mundo.

Chamados a partilhar a suas convicções e opiniões sobre o tema, os portugueses não hesitaram em classificar de “muito difícil” o processo adotivo em Portugal. Uma vez que chamados a partilhar a sua posição relativamente a este tema, numa escala onde 0 significa ” Muito difícil” e 10 significa “Muito fácil”, a pontuação média foi de 3,83.

Os estudos apontam para a gravidade da situação dos órfãos acolhidos em instituições, desde a violência ao abuso sexual. Entre estas crianças, 10% a 15% cometem suicídio antes de atingirem a maioridade. A larga maioria dos órfãos nunca é adotado.

Os portugueses, 65,1% da população, consideraria a opção de adotar, enquanto 34,9% não coloca essa hipótese na sua vida. E ainda, a larga maioria, 75,6% que acredita não existir em Portugal proteção suficiente para as criança institucionalizadas.

Por fim, questionados sobre a adopção homossexual, 77,9% dos portugueses diz concordar e aprovar, enquanto 22,1% discorda desta hipótese. Já no caso da adopção monoparental, 89,5% dos inquiridos concorda com esta questão, enquanto 10,5% discorda da mesma.

Resumidamente, dia para refletir sobre estas crianças que pouco mais desejam que uma família para si.

orfão

#multidados #research #since98 #sabiaque #diamundial #orfao