cinema

Dia Mundial do Cinema

Sabia que… a 5 de novembro se assinala o Dia Mundial do Cinema?

Hoje assinala-se o Dia Mundial do Cinema e é uma boa ocasião para fazer um balanço do estado do Cinema em Portugal. Nos últimos anos, temos vindo a assistir a um aumento do número de espetadores nas salas de cinema. Entre 2015 e 2017 este crescimento foi muito acentuado, pois a recuperação económica fez-se sentir fortemente. As pessoas estavam ávidas de entretenimento, de lazer, cultura e voltaram às salas.

O ano de 2018 tem vindo a apresentar um decréscimo face ao ano anterior mas este facto prende-se essencialmente com a oferta de filmes em cartaz e com o calendário dos mesmos – é quase impossível ter todos os anos um cartaz imbatível, como o que tivemos no ano passado.

A sétima arte é considerada por muitos a arte mais mágica, pela sua influência sobre as emoções humanas. O cinema inspira milhões de pessoas, assim como as faz sonhar, rir, chorar e gritar de medo a qualquer altura do dia. Sem o cinema o mundo não seria certamente o mesmo.

Neste dia, a multidados.com procurou perceber a preferências dos portugueses nesta arte. Quando questionados sobre o tipo de conteúdo que tem por hábito assistir, a maioria (e com uma tendência crescente) opta pelas séries, 45,1%. As razões apontadas pelos portugueses para optarem por séries em detrimento dos filmes é que os primeiros são mais curtos, 50,0%, existe uma maior variedade, 31,0% e ainda outras razões, num total de 19,0%. Já o cinema, o rei do dia de hoje, é o conteúdo preferido de 42,9% dos inquiridos. Há ainda 12,1% da população que não te por hábito assistir a nenhum, filmes ou séries.

A variedade é muita, mais top 3 dos géneros de filmes preferidos pelos portugueses é: comédia, 25,3%, ação, 14,7% e o terror, 13,7%. Há ainda referência (por ordem decrescente) a ficção científica, drama, animação, aventura, romance e thriller.

A maioria das pessoas costuma assistir a filmes em casa, 76,9% e apenas 23,1% assistem a filmes no cinema. O que tem naturalmente relação direta com a questão seguinte que colocamos aos portugueses. Foi pedido aos inquiridos que numa escala onde 0 correspondia a “barato” e 10 correspondia “caro” classificassem o preço médio dos bilhetes de cinema em Portugal. A pontuação foi de 8,1. Uma opinião clara sobre o descontentamento dos preços praticados pelos cinemas em portugal.

Escolher o filme da nossa vida não é tarefa fácil. Mas no Dia Mundial do Cinema, a multidados.com desafiou os portugueses a eleger uma história do grande ecrã e as respostas foram: Titanic, Indiana Jones e Sete Vidas.

Neste dia, o destaque vai, no entanto, para a exibição gratuita de filmes, criteriosamente escolhidos para a data, pelos espaços culturais.

Hoje, nada é descurado, desde filme à pipoca preferida.

#multidados #research #since98 #sabiaque #diamundial #cinema

cinema

VOLTAR AO BLOG