chocolate

Dia Mundial do Chocolate

SABIA QUE… A 7 DE JULHO SE CELEBRA O DIA MUNDIAL DO CHOCOLATE?

Os amantes de chocolate têm hoje uma boa desculpa para se lambuzar, afinal de contas, é o Dia Mundial do Chocolate – o doce mais famoso e consumido do mundo! Os portugueses comem, em média, dois quilos chocolate por ano? Mas calma, o consumo ‘per capita’ de chocolate em Portugal não é assim tão assustador, de acordo com dados da ACHOC (Associação dos Industriais de Chocolates e Confeitaria), os portugueses até estão na cauda da Europa ao nível do consumo, atrás da Espanha (quatro kg/ano) e mesmo da Grécia (3,8 kg/ano).

A multidados.com não podia deixar passar esta data em branco! Num estudo realizado entre os dia 26 de junho e 1 de julho, a maioria da população inquirida afirmou não se considerar viciada em chocolate, 74,5%. Apenas 25,4% assumem não resistir a esta pequena tentação. Para aqueles não resistem a um momento doce, os chocolates preferidos são: negro (32,5%), de leite (28,7%) ou com frutos secos (15,9%). Há ainda lugar para o chocolate branco (14,0%), de menta (5,1%), com biscoito (2,5%), com frutas (0,6%), entre outros (0,6%).

As marcas

Tal como há uma grande dispersão na preferência dos chocolates, também nas marcas eleitas não existe grande consenso. A marca de chocolate preferida dos inquiridos é a MILKA (30,6%), sendo que o top 3 fica completo com a NESTLÉ (26,8%) e a LINDT(3,8%). São ainda registadas preferências por outras marcas: After Eight (3,2%), Ferrero Rocher (3,2%), Cadburry (2,5%), Kinder (2,5%), Regina (2,5%), Guylian (1,9%), Lidl (1,95), Toblerone (1,9%), Twix (1,9%), Continente, Garoto, Kit Kat e La Casa (1,3%), ALDI, Arcadia, Avianense, Chocobom, Crunch, Dove, Jubileu, Moser Roth, Nutella, Pantagruel e Ritter Sport (em ex aequo, 0,6). Já conhece todas estas marcas?

Pois bem, mas porque é que encontramos tantas pessoas “dependentes” de chocolate? O chocolate pode ser relacionado com uma sensação de bem-estar pois contém aminoácido triptofano. O aminoácido triptofano origina serotonina – um neurotransmissor da felicidade, da sensação de prazer e de bem-estar.

Os benefícios

E os benefícios do chocolate são os mais variados:

  1. Acção estimulante: contém teobromina, uma substância da família da cafeína, que exerce um efeito ligeiramente estimulante no organismo, ajudando a despertar e concentrar;
  2. Acção antioxidante: os grãos de cacau, principal ingrediente do chocolate, são ricos em flavonóides, que têm atividade antioxidante e podem ajudar a promover a saúde, nomeadamente a cardiovascular;

De uma forma geral, o chocolate fornece ainda vitaminas do complexo B e minerais como o fósforo e o magnésio. Elementos importantes por exemplo para a formação e saúde de ossos e dentes. O chocolate de leite fornece também cálcio.

Confesse lá, também não resiste a um bom chocolate, pois não? 😊

chocolate

#multidados #research #sabiaque #7julho #chocolate #diamundial #cacau

VOLTAR AO BLOG

Related Posts