Sabia que… a 26 de agosto se comemora o Dia Mundial do Cão?

Desde 2004 que o Dia Mundial do Cão é celebrado a 26 de agosto. Para que essa efeméride passasse a ser assinalada, muito ajudou o trabalho da americana Colleen Page, advogada na área dos direitos dos animais, que com esta celebração pretendia “ajudar a sensibilizar o público a reconhecer o número de cães que, todos os anos, precisam de ser resgatados”.

Também em Portugal se convive com esta realidade, especialmente na altura do verão, daí a importância da escolha do mês de agosto para celebrar a data. Sendo que, desde 2014, o abandono e maus-tratos de animais de companhia constituem crime, segundo os artigos 387º e 388º da Lei n.º 69/2014, de 29 de agosto.

Os cães são companheiros, brincalhões, atentos, afetuosos, presentes e fiéis. Eles, que gostam tanto de nós como nós deles. Celebra-se hoje o dia deles, o dia do cão, o melhor amigo do homem.

Para os membros do painel da multidados.com, não há melhor companhia, onde 40,71% afirma ter consigo este fiel amigo de quatro patas.

Esta é oportunidade para lembrar responsabilidades e cuidados a ter com os seus cães, mas também o dia para celebrar a amizade e entreajuda entre o homem e os amigos de quatro patas.

Estudos revelam como a presença de um cão é benéfica para a saúde e como o seu instinto animal é capaz de nos salvar. Ter um animal por perto faz bem e ajuda a reduzir o stress de uma forma bastante eficaz.

Os cães são tantas vezes uns heróis e salvam tantas vidas:

  • O Cão-Guia, este ao nobre animal que guia os cegos no seu dia-a-dia;
  • Cães terapeutas ajudam pessoas com deficiências mentais, com problemas de aprendizagem, com dificuldades em se socializar e idosos em lares.
  • Cão-Patrulha, treinados para defender a população em qualquer situação
  • Cães de Busca e salvamento que auxiliam em situações de resgate
  • Cães artistas que roubam as atenções em muitos espetáculos com as suas habilidades.
  • entre outros.

E o melhor amigo do homem precisa de atenção, de presença e de mimo. Um cão precisa que um dono seja para si como ele e para o dono: fiel. A data é ainda aproveitada para promover vários tipos de ações, entre elas a adoção consciente de cães em canis ou abrigos temporários.

Se já tem um melhor amigo (ou mais!) em casa, aproveite este dia para lhe dar um mimo especial.

#multidados #research #sabiaque #diamundial #diadocao #cao

cão