Dia-mundial-da-televisão_blog

Dia Mundial da Televisão

Sabia que…. a 21 de novembro se assinala o Dia Mundial da Televisão.

O Dia Mundial da Televisão é uma data proclamada pelas Nações Unidas.

O dia 21 de novembro existe para celebrar a «caixinha mágica» que tantas emoções nos consegue trazer. De facto, a Televisão, e mesmo com o aparecimento dos meio digitais, é também uma companhia cada vez mais importante na vida das pessoas de todas as idades. Isto porque, muitas vezes, desvalorizamos, até pelos conteúdos que são dedicados aos diversos públicos, mas é, talvez, um dos seus papéis fundamentais.

Para todas as pessoas que estão sozinhas, longe, afastadas dos seus entes queridos, a Televisão traz companhia e esperança, algo que tantas outras tecnologias acabam por “retirar”, mas também conhecimento, informação e entretenimento. Por outro lado, leva-nos, leva-nos para tão longe! Para mundos imaginários e distantes, até onde as nossas próprias fantasias nunca nos tinham levado, mas também nos leva até realidades do nosso quotidiano, que nos formam, que nos moldam enquanto pessoas.

A sua presença, a sua criatividade e conteúdos são aquilo que caracteriza a Televisão. Cada vez mais diferente do que era há umas décadas ou até mesmo há uns meses, cada vez mais competitiva e, gostamos de acreditar, cada vez mais diversa e de melhor qualidade.

Televisão em Portugal

Em Portugal a televisão começou a ser transmitida em 1957, na Rádio e Televisão de Portugal (RTP), a preto e branco. O primeiro programa a cores a ser transmitido foi o festival da canção de 1980.

Maria Armanda Falcão, mais conhecida pelo pseudónimo de Vera Lagoa, e Raúl Feio foram os primeiros rostos a surgir na caixinha mágica portuguesa. Aconteceu a 4 de setembro de 1956, naquela que foi a primeira emissão experimental da RTP.

Ambos. deram cara à primeira emissão experimental da RTP, na noite de 4 de setembro de 1956, cinco meses antes de a televisão pública ter iniciado as suas transmissões regulares, a 7 de março do ano seguinte.

Nos inícios do anos 80 começaram as emissões da RTP a cores. Nos anos 90 chegaram dois novos canais privados de televisão. A SIC em 1992 e a TVI em 1993.

Dados

A oferta é cada vez mais diversificada e destinada a um público-alvo. Na multidados.com procuramos junto dos portugueses conhecer e o que veem e como veem os seus programas televisivos.

A grande maioria assume ver televisão, 1 a3 horas por dia, 55,8%. Seguindo-se a população que acompanha a televisão menos de uma hora por dia, 23,3%. E ainda, 11,6% é a percentagem daqueles que assistem televisão, entre 3 a 5 horas.

O horário preferido dos portugueses é o horário nobre, das 21:00 às 23:59, 63,0% é a percentagem de pessoas que preferem assistir televisão neste horário. Nos restantes, a percentagem divide-se entre 4 a 6 %. Estes resultados acabam também por refletir a vida ativa dos portugueses e a sua disponibilidade para momentos de lazer, como é o caso de ver televisão.

A transmissão é agora muito mais ampla, a televisão deixou de ser disponibilizada apenas através da caixinha mágica. E isso mesmo compravam os resultados, cerca de 80% da população ainda é devota do conceito tradicional, mas existem já 16,0% que já assistem através do seu computador, 14%, através do telemóvel e 6,0% através do seu tablet.

Por fim, os canais televisivos dos portugueses são:

  • TVI: 27,80%
  • SIC: 26,80%
  • FOX: 24,80%
  • AXN: 20,60%

televisão

#multidados #research #since98 #sabiaque #diamundial #televisao

 

 

 

VOLTAR AO BLOG