Sabia que…. a 12 de novembro se assinala Dia Mundial da Pneumonia?

Em Portugal, em média, por semana, morrem 161 pessoas, vítimas de pneumonia, e gastam-se mais de 1.5 milhões de euros, só em tratamentos e internamentos, segundo um estudo recente. O mesmo estudo revela ainda que que, o simples ato de vacinação pode reduzir o risco de hospitalização por Pneumonia em 73%.

Inquiridos pela multidados.com, a maioria dos portugueses afirma saber do que se trata quando falamos em pneumonia. A maioria, 95,0% indica que que é uma infeção pulmonar e 5,0% indica que é uma infeção respiratória.

60,5% dos portugueses acredita que esta não é uma doença contagiosa e 39,5% acreditam precisamente no contrário, que esta pode ser uma patologia transmitida. Na verdade, não existe uma resposta simples. Em geral, não, a pneumonia não é uma doença contagiosa. Porém, existem exceções. Há alguns tipos especiais de pneumonia que podem ser transmitidas de uma pessoa para outra, como as pneumonias de origem viral e algumas formas de pneumonia bacteriana.

Questionados quanto à sua posição relativamente à gravidade da doença, numa escala onde 0 representa “Pouco grave” e 10 significa “Muito grave”, a pontuação média foi de 7,9. O que nos indica que no geral, os portugueses, estão preocupados e informados sobre a gravidade da doença.

Apesar de ser transversal à sociedade, há quem esteja mais vulnerável à Pneumonia. É o caso das crianças ou adultos que apresentem doenças crónicas como diabetes, asma, DPOC, doença respiratória crónica, doença cardíaca, doença hepática crónica, portadores de VIH e doentes renais. Bem como, idosos a partir dos 65 anos, cujo sistema imunitário começa a ficar, naturalmente, mais fragilizado e susceptível a doenças infeciosas.

Como medidas preventivas da pneumonia são apresentadas pelos inquiridos do estudo as hipóteses: Alimentação saudável, prática de exercício, não fumar, evitar exposição ao ar condicionado, usar roupas quente, evitar o contacto com outros doente e ser vacinado.

pneumonia

#multidados #research #since98 #sabiaque #diamundial #pneumonia