SABIA QUE … DIA 18 DE SETEMBRO SE ASSINALA O DIA MUNDIAL DA MONITORIZAÇÃO DA ÁGUA?

O Dia Mundial da Monitorização da Água é um programa internacional de educação e sensibilização que pretende consciencializar. Mas também envolver a população na protecção de recursos hídricos  através da monitorização básica dos recursos hídricos locais.

Em Portugal a monitorização da deste recurso é ainda uma realidade pouco presente. Questionados pela multidados.com, 79,8% dos portugueses assume nunca ter procedido à monitorização da água. Por outro lado, 20,2% assumem já o ter feito esta análise, pelo menos uma vez.

A maioria da população inquirida recebe água em sua casa através de sistemas municipais de distribuição. 90,5% dos inquiridos afirma ser a distribuição pública a origem de deste recurso na sua habituação, 4,8% indicou furos ou poços privados e, 4,8% diz ainda ter uma combinação de ambos.

Este dia assinala-se, como já referido, para prover o processo de monitorização da deste recurso.  Mas será que os portugueses conhecem os parâmetros analisados quando se procede à monitorização deste recuso? 55,6% da população indica que através da monitorização da água é possível analisar a acidez da água (ph) e 44,4% indicam que será também possível analisar a composição química.

A verdade é que a amostragem de fontes de água locais permite a análise de um conjunto de parâmetros de qualidade. Como é o caso da temperatura, acidez (pH), turbidez e oxigénio dissolvido (DO).  Através de um simples kit de testes que é fácil de utilizar qualquer pessoa pode facilmente realizar o seu próprio teste. E assim,  descobrir o estado da água que consome.

 

água

#multidados #research #sabiasque #diamundial #monitorizacaoagua #agua