Sabia que… a 16 de outubro se assinala o Dia Mundial da Coluna?

A Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral (SPPCV) é a responsável em Portugal por promover sessões de esclarecimento no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Coluna, que se assinala a 16 de outubro.

Em primeiro lugar, os problemas na coluna cervical afetam dois milhões de pessoas em Portugal e nem todas procuram tratamento. Estes podem ser causados por má postura, fatores genéticos, excesso de peso ou sedentarismo. O alerta para os cuidados a ter e evitar dores nas costas vem a propósito deste dia. Hérnias discais e artroses nos discos da coluna, os conhecidos ‘bicos de papagaio’, são queixas frequentes dos mais idosos. Os mais jovens também sofrem de dores nas costas, motivadas por escolioses ou cifoses (desvios para a frente).

A multidados.com neste Dia Mundial da Coluna procurou compreender o estado da coluna dos portugueses, 76,0% afirma ainda não ter sentido quaisquer problemas de coluna.

57,3% da população inquirida afirma não qualquer tipo de cuidado na sua posição laboral. Mas 64,0 da população afirma ter especial cuidado com o levantamento e transporte de pesos.

Certo é que os problemas de colunas podem ser causadores de outros doenças. Inquiridos,a grande parte da população, 40,0% diz não conhecer quaisquer doenças advindas destes problemas de coluna. 10,7% indica a hérnia discal e 4,4% mencionam a escoliose.

Os tratamentos de radiofrequência e ozonoterapia são cada vez mais utilizados para tratar problemas relacionados. A radiofrequência é uma técnica minimamente invasiva, com anestesia local e controlo de raio-X ou TAC.

Assim, é fundamental apostar na prevenção, desde cedo, e incentivar as crianças a evitar esforços em posições viciosas, mochilas demasiado pesadas, a escolher uma alimentação adequada, bem como fomentar a prática desportiva.

Por fim, as iniciativas deste dia têm como principal objetivo reforçar a importância da prevenção das doenças e serão ministradas pelo ortopedista Jorge Alves e pelo neurocirurgião Bruno Santiago, membros da direção da Sociedade Portuguesa de Patologia da Coluna Vertebral.

#multidados #research #sabiaque #diamundial #coluna

coluna