Médico de Família

Dia Mundial Médico de Família

Dia 19 de Maio, o Dia Mundial Médico de Família

Os portugueses foram mais uma vez chamados, pela multidados.com, para nos ajudarem a responderem a questões de interesse geral.

O Dia Mundial do Médico de Família assinala-se a 19 de maio, desde 2010, e é promovido pela Organização Mundial do Médico de Família.

Este ano o dia será dedicado a uma temática central em todas as sociedades modernas e que integra o núcleo duro dos valores de uma democracia inclusiva: a obtenção de uma cobertura universal de saúde, o fim das desigualdades no acesso à saúde e o papel de liderança que o médico de família pode e deve exercer nesta luta que a todos interessa e diz respeito. Por isso o lema oficial é juntos pela Saúde”.

Dentro destes temas, os resultados mostram que 89,0% afirma ter médico de família e destes 26,1% visitam-no uma vez por ano.

68,2% revelam confiança no seu médico de família, pois referem que o seu médico se preocupa com a disponibilidade económica do utente na hora de lhe prescrever medicamentos.

Surpreende o resultado da resposta à questão “Gostaria de escolher o seu médico de clínica geral no centro de saúde?”, foram registadas 86% de respostas positivas.

Como seria de esperar o principal motivo para recorrer a médico é o de ser o seu médico de medicina geral e família, com o valor de 67,4%. As restantes razões apontadas são a relação de confiança (31%) e as razões económicas (23,6%).

Certo é que muito há ainda a fazer para conduzir as famílias a uma saúde melhor, sem esquecer os princípios da equidade e da igualdade de direitos.

Dia Mundia do Médico de Família

VOLTAR AO BLOG

Related Posts