sacos

Dia Internacional Sem Sacos de Plástico

Sabia que… a 3 de julho se celebra o Dia Internacional SEM Sacos de Plástico.

Um dia que tem como objetivo alertar a sociedade para a necessidade de reduzir o consumo e utilização excessiva de sacos de plástico descartáveis que, na maioria das vezes, terminam no lixo após uma única utilização, ou acabam por ser deixados no meio, constituindo um problema ambiental grave em termos de poluição.

A União Europeia estima que que cada cidadão europeu consome cerca de 500 sacos de plástico por ano. Para além do consumo de recursos, o uso insustentável de sacos, potenciado pela falta de valor que o consumidor lhe atribui, leva a que aos mesmos não seja dado o fim adequado – a reutilização e reciclagem, acabando muitos por serem dissipados no ambiente, principalmente em meios marinhos, nos quais são confundidos com alimento e ingeridos por peixes, tartarugas e aves.

multidados.com questionou os portugueses sobre esta problemática.

76,3% dos inquiridos assumem-se contra a utilização de sacos plásticos no dia-a-dia, enquanto 23,7% não veem nenhum dilema em utilizar estes sacos.

Os portugueses foram chamados a classificar num escala de 0 a 10, onde 0 é nada prejudicial e 10 é totalmente prejudicial, até que ponto considera que o uso de sacos plásticos prejudica o ambiente? A pontuação total registada foi 7,41 ou seja, a maioria acha prejudicial o uso indiscriminado de sacos de plástico.

E ainda, numa escala de 0 a 10, sendo que 0 está nada disponível e 10 totalmente disponível, os portugueses com o valor de 8,36 estão bastantes disponíveis para abdicar dos sacos de plástico.

Boas notícias.

As Medidas

A maioria dos operadores optou por deixar de utilizar esse tipo de sacos e passou a disponibilizar sacos com maior espessura, não sujeitos à taxa, mas cobrando o valor de 0,10 cêntimos aos seus clientes que, na sua maior parte, começaram a usar sacos reutilizáveis, resume a Zero.

Mas, apesar de todos os esforços, o comercio a retalho como farmácias, lojas de roupa, sapatarias, ou lojas de brinquedos, continuam a distribuir sacos.

Por todos nós, e principalmente pelo futuro dos nossos, pense antes de aceitar um saco, se este lhe faz mesmo falta.

sacos

#multidados #research #sabiaque #3junho #semsacosplasticos #diainternacional #reciclagem #reutilizacao

VOLTAR AO BLOG