Sabia que…. a 16 de novembro se assinala Dia Internacional da Tolerância?

“Tolerância é respeito, aceitação e apreço pela riqueza e diversidade das culturas do nosso mundo, pelas nossas formas de expressão e maneiras de manifestar a nossa qualidade de seres humanos.”

Todos têm direito à liberdade de pensamento, consciência e religião. Todos têm direito à liberdade de opinião e expressão. E a educação deve promover a compreensão, a tolerância e a amizade entre todas as nações, grupos raciais e religiosos.

Assim dita a Declaração Universal dos Direitos Humanos, infelizmente ainda não cumprida na totalidade por muitos países.

Este dia, foi instituído pela ONU em reconhecimento à Declaração de Paris, assinada no dia 12 do mesmo mês, em 1995, tendo 185 Estados como signatários. A data foi aprovada pelos estados membros da UNESCO após a celebração, em 1995, do Ano das Nações Unidas para a Tolerância.

A celebração deste dia visa promover o bem-estar, progresso e liberdade de todos os cidadãos, assim como fomentar a tolerância, respeito, diálogo e cooperação entre diferentes culturas, povos e civilizações. É um dia destinado não só aos governos e organizações, mas também às comunidades e aos cidadãos, cabendo a todos promover a tolerância no seu espaço e no mundo.

Realizam-se neste dia encontros, debates, campanhas de informação, entre outras iniciativas. A ênfase vai para a educação para a tolerância e para as várias formas de injustiça, opressão, racismo e discriminação, assim como para as consequências destes aspetos na sociedade.

Todos temos um papel importante na cultura da tolerância.

tolerância

#multidados #research #since98 #sabiaque #diainternacional #tolerancia