grávida

DIA INTERNACIONAL DA GRÁVIDA

SABIA QUE … DIA 9 DE SETEMBRO SE CELEBRA O DIA INTERNACIONAL DA GRÁVIDA?

Enjoos, desejos, transformações físicas, alterações hormonais, aumento de peso, sono, alterações emocionais… por fim, a gravidez.

Foi escolhido para celebrar a gravidez o dia 9 do nono mês do ano em referência aos nove meses da gravidez.

Em Portugal este dia tem o nome oficial de Dia Nacional da Natalidade. E se para algumas mulheres, este momento é um sonho. Para outras, é o pesadelo que se lhes abate sobre os ombros. E nem sempre a sociedade compreende tão bem este segundo grupo.

A multidados.com questionou os portugueses sobre a gravidez. Numa escala de 0 a 10, onde 0 representava 0 uma sensação real e 10 um mito, sobre a existência de desejos na gravidez as opiniões dividem-se. O valor obtido é de 4,79. Ou seja, ainda que tendam mais para a realidade há muito portugueses a acreditar que estes desejos são apenas uma forma das gravidas terem os seus guilty pleasures sem censuras. 🙂

A licença de maternidade e paternidade, o horário reduzido, o abono de família são alguns dos incentivos à natalidade que o governo nacional disponibiliza. Ainda assim, para 82,6% da população não existem apoios e proteções suficientes de apoio à natalidade.

A gravidez é um processo que implica alterações tanto a nível físico e hormonal como a nível psicológico nas futuras mães. Nos últimos anos, estudos têm vindo a indicar que através do exercício físico é possível atenuar incómodos do pré e pós-parto e melhorar a qualidade de vida das grávidas. A prática de atividade física durante a gravidez reduz o stress e a ansiedade e faz com que o corpo produza endorfinas – uma substância natural que dá uma sensação de bem-estar e felicidade. E parece que os nossos entrevistados tendem a concordar, uma vez que questionados sobre os benefícios da prática de exercício físico, numa escala de 0 a 10 onde 0 significa muito benéfica e 10 significa muito prejudicial, o resultado obtido foi de 2,9 o que indica que a grande maioria dos inquiridos acredita nos benefícios da prática de exercício físico na gravidez.

O Dia da Grávida é um dia muito especial para todas as mães e também todos os bebés. É sempre bom relembrar a importância do bem-estar da mãe durante a gravidez.

 

grávida

#multidados #research #sabiasque #diainternacional #gravida

VOLTAR AO BLOG