Sabia que a 22 de Outubro se assinala o Dia Internacional da Gaguez?

A 22 de outubro, celebra-se o Dia Internacional da Gaguez.

A gaguez é uma perturbação da fluência, da comunicação em que a pessoa sabe exatamente o que quer dizer mas o seu discurso é caracterizado por repetições, prolongamentos, por pausas não esperadas e por bloqueios em que o som de fala é interrompido. Ainda se pode observar associado aos anteriores movimentos faciais ou do corpo enquanto a pessoa fala.

As causas são: a genética, 60% das pessoas com esta característica especial tem, um familiar com esta particularidade; neurológica, os estudos mais recentes revelam que pessoas intituladas de “gagos” usam áreas neuronais distintas de pessoas que não gaguejam. psicossocial, no qual se enquadram as exigências do meio envolvente. E ainda o desenvolvimento linguístico na infância.

Mais de 68 milhões de pessoas no mundo têm gaguez, ou seja 1% da população mundial, assim para Portugal estima-se que haja 100.000 pessoas com gaguez. O rácio é de 4 homens para 1 mulher.

A Associação Portuguesa de Gagos dá uma especial atenção aos mitos urbanos, digamos assim, criados sobre este tema. E pretende fechar a porta ao estigma. Deixamos aqui alguns exemplos de ideias erradas: pessoas que gaguejam são menos inteligentes; ajuda dizer à pessoa que gagueja: “respira fundo”, “pensa antes de falar”; pessoas que gaguejam são nervosas, tímidas, inseguras, stressadas, etc; o nervosismo é a causa; o stress provoca gaguez; um susto pode ser a causa, entre outros…

gaguez

#multidados #research #sabiaque #diainternacional #gaguez #gago