Sabia que a 5 de Setembro se celebra o Dia Internacional da Caridade?

O dia Internacional da Caridade celebra-se a 5 de Setembro. A celebração tem origem numa Resolução da Assembleia Geral das Nações Unidas (AGNU), de 17 de Setembro de 2012. Este dia foi escolhido por ser o dia em que se assinala o aniversário da morte da santa Madre Teresa de Calcutá. A Madre Teresa – “Uma mulher terna e firme ao mesmo tempo” – foi aliás a personalidade mais referenciada quando num estudo da multidados.com pedimos aos inquiridos que identificassem a personalidade que mais associam ao conceito de caridade.

Este é um dia que visa reconhecer o papel de todas as instituições, governos e indivíduos que zelam pelo bem-estar dos mais pobres. Existe ainda uma razão adicional para as comemorações desde dia. E que decorre de a palavra “caridade” estar, pelo menos no mundo chamado ocidental, quase totalmente desacreditada.

É no mesmo estudo da multidados.com que a maioria dos inquiridos revela alguma dificuldade em classificar ações quotidianas como atos de caridade, 25.79% considera que doar coisas que já não precisa é o maior ato de caridade que pratica, 19,5% considera que é ajudar um desconhecido e 10,59% acredita que é ajudar um familiar. Foram ainda consideradas no mesmo estudo ações como, ensinar os outros (10,06%), ajudar um amigo (8,18%), agradecer ou motivar alguém (6,29%), não julgar ou não ser preconceituoso (4,40%), ouvir e aconselhar (3,77%) e ainda, comemorar qualidades e conquistas dos outros (0,63%).

Os portugueses foram também chamados a expor a sua concordância com a afirmação “A prática de caridade contribui para o mundo melhor”. A larga maioria dos portugueses revê-se nesta afirmação, 92,73%.

A caridade é um dos atos mais meritórios do homem pois contribui para o diálogo e para o entendimento entre as pessoas. Quem dá faz um favor ao próximo, mas também a si próprio.

caridade

#multidados #research #sabiaque #diainternacional #caridade