Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas

Assinala-se a 26 de junho, o Dia Internacional contra o Abuso e o Tráfico Ilícito de Drogas, um dia estabelecido pela Organização das Nações Unidas.

Importa, especialmente neste dia, fomentar a consciencialização sobre o grande problema que as drogas ilícitas representam para a sociedade.

A multidados.com procurou compreender opiniões e comportamentos dos portugueses. 65,6% da população inquirida afirma nunca ter experimentado algum tipo de drogas.

Os estupefacientes mais conhecidos pela amostra são Cannabis/Haxixe (10,8%), Heroína (11,7%) e Cocaína (11,7%). Por oposição, os menos conhecidos são MDA (50,4%), Drogas Sintéticas (33,8%) e Metanfetaminas (224%).

No que diz respeito ao consumo, 23,6% declara já ter experimentado Cannabis/Haxixe, 2,9% Cocaína e 2,3% Ecstasy.

Quisemos ainda perceber a opinião do nosso painel a diferentes afirmações relacionadas com o tema. Numa escala de 0 a 10, onde 0 é “Discordo Totalmente” e 10 é “Concordo totalmente” os resultados foram os seguintes:

  • Tenho informação suficiente sobre drogas: 6,85
  • Tanto as drogas levas como as pesadas deviam ser criminalizadas: 4,86
  • Apenas as drogas pesadas deviam ser criminalizadas 5,92
  • Tanto as drogas leves como as pesadas deviam ser despenalizadas: 2,87

Apesar do consumo não se ter revelado um fator muito critico na sociedade portuguesa, a questão da penalização é ainda muito ambígua, principalmente entre os mais jovens.

Ouvir Primeiro é o lema da ONU para assinalar este dia. Ouvir crianças e jovens é o primeiro passo para ajudá-los a crescerem saudáveis e seguros”. Ou melhor, crianças e jovens, mas também as suas famílias e a comunidade onde estão inseridos.

Drogas

#multidados #research #26junho

0