Sabia que … a dia 26 de Setembro se celebra o Dia Europeu do Ex-Fumador?

O dia 26 de setembro é celebrado toda a Europa como o Dia do ex-fumador e pretende ser, uma medida que visa felicitar todos os que conseguiram largar o vício do tabaco.

Celebrado com o apoio da Comissão Europeia e a colaboração da Fundação Europeia do Pulmão, o “Dia do Ex-Fumador” procura sensibilizar o público para questões de saúde, sendo assinalado em várias capitais europeias.

O tabaco é, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), um dos dez principais causadores de cancro em todo o mundo, assumindo-se, ainda, como um trampolim para o aparecimento de muitas outras doenças.

É mais do que certo e sabido que fumar faz mal à saúde, mas as pessoas continuam a fazê-lo. Porquê? Porque, “em primeiro lugar, existe em todos nós uma irracionalidade que nos convence que o mal acontece sempre aos outros”.

O estudo

Num estudo da multidados.com questionamos os portugueses sobre o consumo tabagístico nacional.

65,8% da população afirma nunca ter fumado e os restantes 34,2% confessam já ter fumado.

Os fumadores muitas vezes não procuram ajuda porque lhes parece que isso é sinal de fraqueza. Na verdade, é ao contrário: quando temos uma doença o que faz sentido é encontrar o tratamento adequado para essa doença. No caso do tabagismo, é encontrar o tratamento adequado para lidar com a síndrome de abstinência tabágica.

Terão os portugueses força para deixar de fumar? A maioria, 72,0%, diz-nos que já deixou de fumar há mais de um ano, 12,0% indica-nos que deixou de fumar ente 1 e 6 meses, 8,0% entre 6 meses e 1 anos e também 8,0% há menos de um mês.

80,0% dos inquiridos afirma mesmo ter deixado de fumar há primeira tentativa.

Mesmo existindo terapias e técnicas médicas eficazes para deixar de fumar. A forma mais eficaz de lidar com qualquer dependência é parar completamente. É como ‘desligar’ a dependência. E partilhando dessa mesma opinião 100% dos nossos inquiridos afirma ter deixado de fumar por vontade própria e não por qualquer outro método.

Quem pretende deixar de fumar deve, em primeiro lugar, aceitar sem medo que tem uma dependência que precisa tratar. De seguida, deve decidir qual a estratégia que vai utilizar para parar de fumar. Se sentir que para parar de fumar precisa de ajuda, peça.

Cuide de si e da sua saúde.

#multidados #research #sabiasque #diaeuropeu #fumador #exfumador

 

ex-fumador