ovo

Dia do Ovo

Sabia que… a 12 de outubro se assinala o Dia Mundial do Ovo?

É na segunda sexta-feira de outubro que se comemora anualmente o Dia Mundial do Ovo, que foi introduzido pela Comissão Internacional do Ovo em 1996.

O objetivo da comemoração deste dia passa por divulgar os benefícios dos ovos para a saúde e aumentar o consumo deste tipo de alimento. Os ovos são ricos em proteínas, vitaminas e minerais, enquanto são pobres em teor calórico.

O ovo foi um grande vilão na alimentação durante muito tempo, mas agora é o melhor amigo de quem quer um corpo fit.

Pode ser ingerido estrelado, cozido, escalfado, mexido ou em omelete. O ovo é um alimento para qualquer altura, um ótimo ingrediente ao pequeno almoço, como snack, nas refeições principais ou no pós-treino.

Inquiridos pela multidados.com, os portugueses parecem vir a mudar os seus hábitos e consumo de ovos.

Foi pedido que numa escala de 0 a 10 onde 0 significava “É mito” e 10 significava “É uma realidade” indicassem a sua pontuação relativamente à teoria sobre o consumo regular semanal ou diário trazer problemas para a saúde. A verdade é que a informação sobre os benefícios de consumo de ovos é ainda pouco conhecida tendo em consideração a histórica teoria sobre as maleitas provocadas pelo consumo excessivo de ovos. O que justifica a pontuação, de 5,97 na questão anterior, ainda que a favor da realidade.

Os principais benefícios indicados pelos portugueses decorrentes do consumo de ovos são: 28,3% a proteína e 4,6% a energia.

As opções de consumo são variadas, estrelados, cozidos, omoletes entre outros. Questionados sobre o seu consumo regular semanal. 52,6% come entre 1 a 2 ovos estrelados por semana, 40,8% indica não comer qualquer ovo estrelado e 6,6% ingere 3 ou mais ovos estrelados por semana. Relativamente a ovos mexidos, 47,4% dos portugueses afirma comer entre 1 a 2 ovos semanalmente, 44,7% não tem por hábito comer 44,7% e 7,9% ingere 3 ou mais ovos mexidos. Já as omoletes parece ser a variável menos comum no consumo de ovos. 61,8% indica não comer qualquer ovo, 32,9% afirma comer entre 1 a 2 ovos e apenas 5,2% assume ingerir 3 ou mais omoletes.  O ovo cozido é o “rei do consumo” pois também aquele que melhor se conserva, 65,8% da população afirma comer e 1 a 2 ovos por semanalmente, 14,5 consome 3 ou mais ovos semalmente e apenas 19,7% indica não comer qualquer tipo de ovo

A propósito desta efeméride, a APN convida-o a consultar o documento  “Egg Facts”, criado pela FAO, sobre este alimento.

 

Vantagens do Consumo de Ovos

  1. Não tem de se preocupar com o colesterol

A gema de ovo contém lecitinas que interferem na absorção do colesterol, evitando um aumento do mesmo.

  1. Melhora a visão

Os ovos são ricos em luteína e zeaxantina, e dois carotenoides que protegem a saúde dos olhos. Traduzido: ajuda na prevenção de degeneração macular relacionada com a idade e outras patologias a nível da visão.

  1. Melhora a função cerebral

De acordo com a especialista os ovos contêm colina, um nutriente que tem um papel essencial na saúde do cérebro.

  1. Ajudam na perda de peso

Uma vez que é rico em proteína e não contém hidratos de carbono. Além disso, os ovos são baixos em calorias ( um ovo tem cerca de 72) e altamente saciantes, ajudando a controlar o apetite ao longo do dia.

  1. Ajuda a ganhar massa muscular

Os músculos precisam de aminoácidos para crescer. A albumina, presente na clara de ovo, é uma proteína de elevado valor biológico. Ou seja, contém todos os aminoácidos essenciais e, como tal, favorece a construção, reparação e o crescimento de massa muscular.

  1. Remédio para o mau humor

Os ovos são fonte de triptofano, um percursor de serotonina responsável pela sensação de prazer e bem-estar.

  1. Fortalece o sistema imunitário

Por último, mas não menos importante, este alimento é rico em nutrientes que têm um papel importante no reforço do nosso sistema imunitário, como zinco, selénio e as vitaminas A, E e D.

 

#multidados #research #sabiaque #diamundial #ovo

ovo

VOLTAR AO BLOG