Sabia que… a 24 de agosto se comemora o Dia do Artista?

Artista é todo aquele que se expressa através da arte e que cultiva o sentimento do belo e da arte, sendo assim possível encontrar artistas em variados campos: pintura, escultura, literatura, teatro, música, cinema, televisão, entre outros, mesmo dentro de outras profissões.

O Dia dos Artistas tem o objetivo de agradecer a todos aqueles que com a sua arte fazem o homem fugir à sua realidade e sonhar.

A multidados.com procurou saber se os português são ou não, um povo preocupado com as protagonistas do âmbito cultural do país. Utilizando a escala de 1 a 10, onde 1 foi a nota mínima e 10 a nota máxima, os inquiridos foram chamados a avaliar “A qualidade dos artistas em Portugal”. Os portugueses mostram-se significativamente satisfeitos com o artistas lusos, 6.94, foi a pontuação média de avaliações.

A grande luta dos artistas nacionais é, e sempre foi, o reconhecimento da carreira de artista pela sociedade, grandes nomes como Amália Rodrigues ou José Saramago colocaram o nome de Portugal no mapa com as suas obras e foram tantas vezes desvalorizados pelos seus próprios compatriotas. À multidados, numa escala de 1 a 10, onde 1 foi a nota mínima e 10 a nota máxima, os portugueses classificam em 7.64, a necessidade de melhor reconhecer o trabalho dos artistas em Portugal.

Artistas Portugueses

Portugal sempre foi dotado de grandes talentos que deixaram a sua marca na sociedade e se tornaram mundialmente reconhecidos: Almada Negreiros(literatura), Fernando Pessoa(literatura), Amália Rodrigues e José Saramago(literatura), Álvaro Siza Vieira (arquitetura), António Damásio (medicina), Luís Vaz de Camões (literatura), Maria João Pires(música) e até os nossos José Mourinho e Cristiano Ronaldo (Futebol).

Quisemos saber, para os inquiridos, os artistas que seguem os passos destes último e podem ser as próximas referências da cultural nacional. Para os portugueses o top 3 atual de artistas nacionais é David Fonseca com 7,6%, Diogo Pirraça e Mariza, em segundo lugar ex aequo com 4,5% e por fim, Rui Veloso, Ruy de Carvalho de Ricardo Araújo Pereira, com 3,0%.

Neste dia partilhe os seus artistas preferidos ou conheça a arte de novos artistas. E caso se sinta inspirado, liberte o artista que há em si.

 

#multidados #research #sabiaque #diadoartista #artista

artista