Dia-mundial-da-Luta-contra-o-cancro_blog

4 de Fevereiro | Dia Mundial da Luta Contra o Cancro

Em Portugal, morrem todos os dias 70 pessoas com cancro. Os fatores de risco desta doença, que pode assumir vários tipos e diversos nomes, são também inúmeros, mas muitos poderiam ser evitados. O Dia Mundial de Luta Contra o Cancro celebra-se todos os anos a 4 de fevereiro.

Porquê?

Porque a incidência de cancro tende a aumentar e todos os anos 9.6 milhões de pessoas continuam a morrer de cancro, o que é mais do que as mortes causadas em conjunto pelo HIV/SIDA, malária e tuberculose.

Porque acreditamos que muitas destas mortes seriam evitáveis com maior apoio governamental e financiamento para programas de deteção precoce, prevenção e tratamento.

Porque acreditamos que deve haver igualdade de acesso a meios de diagnóstico, tratamento e cuidados em oncologia.

Porque acreditamos que todos têm um papel a desempenhar nesta luta, em todos os setores de forma transversal.

Porque acreditamos que, juntos, aumentando a literacia em saúde e a compreensão sobre o cancro, reduzimos o medo causado por mitos e crenças erradas e podemos criar mudança!

Como prevenir o cancro?

São inúmeros os estudos para determinar os fatores de risco do cancro, e com essa informação promover a prevenção da doença e o diagnóstico precoce. Poucos são os fatores de risco cientificamente provados, pelo que prevenir o cancro passa no fundo por promover a saúde, através de hábitos de vida saudáveis que contribuem para a redução do risco. Cerca de 90% dos cancros estão relacionados com o ambiente e hábitos pouco saudáveis, e não com causas genéticas como habitualmente se pensa.

Cada indivíduo é, assim, o principal interveniente na prevenção do cancro, pelas escolhas que faz no seu dia-a-dia ao longo da vida. Praticar uma alimentação equilibrada, rica em vegetais e pobre em gorduras, manter um peso adequado, praticar actividade física e evitar o consumo de álcool em excesso e o tabaco, são exemplos de hábitos saudáveis para prevenir a doença.

Quem promove o Dia Mundial do Cancro?

O Dia Mundial do Cancro é uma iniciativa da UICC (União Internacional de Controlo do Cancro), a maior e mais antiga organização internacional que se dedica a combater o cancro. Sendo uma rede de cooperação internacional, a UICC é composta por diferentes membros e organizações, tendo representatividade e possibilidade de contribuir em discussões e encontros ao mais alto nível direcionados para políticas de saúde na área da oncologia.

A Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC), fundada em 1941, é uma das mais antigas instituições no espaço europeu na luta contra o cancro. A LPCC é membro da UICC desde 1983, colaborando ativamente no desenvolvimento e implementação de políticas de saúde através de projetos nacionais e internacionais.

cancro
Dia Mundial da Luta Contra o Cancro
VOLTAR AO BLOG