Dia-do-Pokemon_blog

27 de Fevereiro | Dia do Pokemon

Pokémons, os “monstros de bolso” que os anos 1990 trouxeram para as consolas Nintendo, para os “Tazos” e para a televisão.

Desde a criação em 1996 (e da entrada em Portugal em 1999) que a série criada por Satoshi Tajiri e Ken Sugimori foi um verdadeiro sucesso crítico e comercial, crescendo na cultura pop mundial.

Todas as crianças dos anos 90 certamente recorda com nostalgia o famoso e elétrico “Pika-Pika-chu”. Ou da doçura do Jigglypuff, ao mau humor do Meowth ou ao lado mais ardente do Charmander. Mais recentemente, todos se recordaram da febre exacerbada do jogo Pokémon Go.

A capacidade que a série teve para atingir uma escala que vai além dos videojogos deu-se com a verdadeira febre que foi Pokémon Go, que suscitou interesse nos Pocket Monsters (Pokémon, em abreviatura) de quem nunca lhes achou qualquer piada, assim como de muita gente que nem videojogos jogava. Milhões de pessoas fascinadas pela experiência de Realidade Aumentada (RA) que foi conquistando adeptos pelo mundo fora, num furor de peregrinações pelas ruas, para apanhar criaturas virtuais raras.

Não podemos negar que a saga dos Pokémon – especialmente o amor incondicional entre Ash e Pikachu – marcou toda uma geração. Que atire a primeira pedra quem não chorou no último episódio dos desenhos animados onde Pikachu chora a ‘morte’ de Ash.

Mas saltando dos desenhos animados para a vida real já há trailer oficial do novo filme dos Pokémon, esperado para maio de 2019, no qual Ash é um menino de verdade e Pikachu é um animal falante, que terá a voz do ator Ryan Reynolds.

VOLTAR AO BLOG