Em 2015 a multidados.com fez um estudo que tinha por objetivo aferir a opinião dos portugueses sobre o acolhimento dos refugiados em Portugal. (consultar os resultados aqui)

Portugal era, à data do último relatório de avaliação da política portuguesa de acolhimento de pessoas refugiadas, o sexto país da União Europeia (UE) com um maior número de refugiados acolhidos no âmbito do Programa de Recolocação. Até ao final do ano de 2017 chegaram a Portugal 1520 cidadãos recolocados. Destes 533 eram menores.

O mesmo relatório indica que das 1.520 pessoas que chegaram ao território nacional, 768 procuraram novos destinos, ou seja 51% da população acolhida em Portugal já não se encontra em território nacional.

Instituído em dezembro de 2000 pelas Nações Unidas, “o mundo celebra a coragem e a resiliência de milhões de refugiados, numa altura em que as guerras e os conflitos civis se multiplicam e as necessidades superam” – o Dia Mundial dos Refugiados, a 20 de junho.

A multidados.com quis perceber ao longo deste processo a possível mudança na opinião dos portugueses e os resultados são claramente satisfatórios. E 2015 apenas 43,7% concordavam com o acolhimento de refugiados em Portugal e em 2018 esse valor atingiu o 80,4%.

Apenas 19,6% discorda com a vinda de refugiados para Portugal (38.8% em 2015).

72,1% concorda com a disponibilização de habitação e 86,3% com a oferta de emprego a esta população, em oposição a 2015 em que apenas 35,0% e 67,0% concordavam, respetivamente, com esta questão.

Numa perspetiva comparativa questionou-se a população portuguesa sobre os todos os receios e incertezas que eram evidentes à data, procurou-se verificar se estes receios foram confirmados com a chegada e presença destes refugiados, a maioria afirma que não 77,9%.

Este ano o Conselho Português para os Refugiados definiu a palavra “solidariedade” como tema principal para a data de 20 de junho. O objetivo é mobilizar o apoio público e expressar a nossa solidariedade para com os refugiados e as comunidades que os acolhem.

 

Dia Mundial de Refugiado

0